A QUINTA DE S. BENTO localiza-se na Vila de Prado (Santa Maria), Concelho de Vila Verde, Distrito de Braga, na estrada que liga esta cidade a Ponte de Lima. Situa-se no vale do Rio Cavado, no qual se pode praticar remo, canoagem e pesca.

É Vila Verde um concelho ainda muito agrícola, mas também rico em monumentos e artesanato, podendo destacar-se os linhos e bordados, a cestaria e a cerâmica. Também a região se destaca pela sua gastronomia, com pratos típicos e vinhos verdes, já que se insere na área da sua produção.

Ainda, a proximidade de Braga, com uma forte componente monumental, nomeadamente de cariz religioso, sendo de referir nas suas envolventes os Santuários do Bom Jesus, do Sameiro e o Mosteiro de Tibães; das cidades de Barcelos, Esposende e Viana do Castelo e da Vila de Ponte de Lima, também se destacando o Parque da Peneda Gerês, propiciam e aconselham agradáveis circuitos turísticos, desfrutando do prazer do mar, da montanha ou do golf.

Por tudo o que a região oferece, aconselha uma visita de alguns dias a este Minho profundo, de gentes afáveis e costumes tradicionais.